quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Outonalidades em Mirandela

Mira-a bem, ficarás nela

Mirandela, meu amor


Minha princesa do Tua


Das águas deste teu rio que correm para o mar

Meu poema, violino

Meu sol quente, minha lua

Centenário da República
Oportuno painel pedagógico da Câmara, a recordar aos mirandelenses e aos turistas - o painel está escrito em português e inglês -  o papel que a cidade teve, em 1919, na defesa do jovem regime republicano. Com efeito, Mirandela, juntamente com Chaves, foi a primeira cidade a ser condecorada pelo governo republicano, com a Ordem da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, pela tenaz resistência da sua população e heróica defesa da GNR, aos ataques dos trauliteiros, em 1919, que visavam restaurar a Monarquia no norte de Portugal.


Parque do Império


Sereia do Tua e repuxo.  Mirandela tem duas sereias, a terceira está transformada em princesa do Tua.


Ponte nova






Parque José Gama, autarca que, de 1989 a  1995,  virou Mirandela do avêsso e colocou-a no mapa com obras  marcantes - espelho de água, Ponte Europa, metro de superfície, parque de campismo, a piscina municipal, pavilhão do Inatel, repuxo, construção das três igrejas das três paróquias da cidade, zona verde da margem direita do Tua, modernização do mercado municipal, inúmeras obras de arte da cidade, acessos ao IP4, rotundas, parques de estacionamento e reabilitação das oliveiras, do granito e do xisto.



Igreja matriz de Nossa Senhora da Encarnação, reconstruída após derrocada da torre sineira barrôca.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Recordar os mortos na guerra

No Dia de Finados

Regimento de Infantaria RI 19  - Chaves
Monumento de homenagem aos militares do Regimento  de Infantaria RI 19 mortos em Angola Moçambique e Guiné, nas guerras do ultramar, entre 1961 e 1974.

Tanto Santinho

                               Caiu hoje aqui

A feira do Dia de Todos os Santos, das maiores feiras de Trás-os-Montes,  traz a Chaves, todos os anos, durante três dias, milhares de visitantes. Este ano,  então, foi uma enchente! Em algumas ruas, a certas horas, não se podia andar, tantos eram os "santos" que vieram à cidade.









Festival do polvo





Chegas e não só...









Antes quebrar que torcer